Limpe o forno 
          Eis uma maneira bem fácil de limpar o forno elétrico: primeiro ligue o forno, deixe-o aquecer a 65°C, então desligue-o. Ponha uma pequena tigela contendo 1⁄2 xícara de amônia na prateleira superior e uma panela grande com água fervente na prateleira inferior. Feche o forno e deixe de um dia para o outro. Na manhã seguinte, retire a tigela e a panela e abra o forno para arejar. Depois, limpe-o usando amônia e algumas gotas de detergente diluídas em 1 litro de água morna. Mesmo antigas gorduras queimadas deverão sair de ime- diato. Cuidado: só use este método de limpeza com forno a gás se o piloto estiver desligado e os canos gerais de gás se encontrarem fechados.
ATENÇÃO! Nunca misture amônia com alvejante ou qualquer outro produ- to que contenha cloro. A combinação gera vapores tóxicos potencialmente fatais. Trabalhe em local ventilado e não inale os vapores. Use luvas de borracha e evite derramar amônia na pele ou nos olhos. Guarde sempre a amônia longe do alcance de crianças.
Remova a sujeira das grades do forno 
        Elimine a sujeira das grades do forno dis- pondo-as sobre uma toalha velha, numa pia ou tanque grandes ou numa tina de lavar roupa. Você também pode usar a banheira, embora seja neces- sário limpá-la depois. Encha a tina de água morna e acrescente 1⁄2 xícara de amônia. Deixe as grades de molho durante pelo menos 15 minutos, depois enxágüe bem e seque com um pano.
Você SABIA?
         Durante a Idade Média, a amônia era produzida na Europa setentrional por meio do aquecimento de raspas dos chifres de veados. Antes do início da Primeira Guerra Mundial, ela era fabricada principalmente a partir da destilação seca de ve- getais nitrogenados e produtos animais.
        Hoje, a maior parte da amônia é feita sinteticamente utilizando-se o processo Ha-ber, no qual os gases hidrogênio e nitrogênio são combinados sob pressão ex- trema e temperatura média muito alta. A técnica foi de- senvolvida por Fritz Haber e Carl Bosch em 1909, e foi utilizada pela primeira vez em larga escala pelos alemães, na Primeira Guerra Mundial essencialmente para a produção de munições.
brilho aos cristais 
          Aqueles lindos cristais perderam a vida? Devolva seu antigo brilho misturando várias gotas de amônia em 2 xícaras de água e aplicando a solução com pano ou escova macios. Lave com água limpa, depois enxugue com um pano seco e macio.
Afaste mariposas
         As desagradáveis mariposas de cozinha parecem surgir do nada! Mande-as de volta para o lugar de onde vieram lavando gavetas, prateleiras da despensa ou armários com / xícara de amônia diluída em 1 litro de água. Deixe gavetas e portas abertas para secarem bem.
*AMÔNIA DENTRO DE CASA
Elimine o cheiro de tinta 
         O interior da casa recém- pintada está lindo, mas o cheiro de tinta está fazendo você subir pelas paredes! Não é preciso prolongar o sofrimento. Absorva o odor dispondo pequenas travessas com amônia em cada cômodo pintado. Se o cheiro persistir depois de alguns dias, reabasteça os pratos. Vinagre ou fatias de cebola também funcionam.
Limpe as portas da lareira 
         Você acha que vai precisar de um maçarico para remover aquela fuligem negra das portas de vidro da lareira? Antes de pegar os óculos de proteção, experimente misturar 1 colher de sopa de amônia, 2 colheres de de vinagre e 1 litro de água morna num borrifador. Salpique um pouco da so lução, deixe agir durante alguns segundos e limpe com um pano absorvente. Repita se necessário. O esforço extra é válido.
Renove as jóias de ouro e prata
         Clareie suas jóias de ouro e prata deixando-as de molho durante 10 minutos numa solução de 1⁄21⁄2 xícara de amônia transparente mistura- da em 1 xícara de água morna. Limpe delicadamente com um pano macio e deixe secar. Aviso: não faça isso com jóias que contenham pérolas, porque o procedimento poderá tirar o brilho ou danificar a sua superfície delicada.
Você SABIA?
         A amônia é um gás incolor e de odor forte. E facilmente solúvel em água, e os produtos liquidos de amonia vendidos hoje contém gás dissolvido em água.
        A amônia é um dos compostos de limpeza mais antigos, e seu uso data do antigo Egito. A palavra “amônia” deriva de Amon, deus egipcio cujo templo, onde agora é a Líbia, leva as honras de ter produzido o primeiro tipo de amônia – o sal amoníaco- por meio da queima de excremento de camelo.
Tire a opacidade do bronze ou da prata 
         Como devolver aquele brilho lustroso à prata ou ao bronze? Esfregue-os suavemente com uma escova macia embebida num pouco de amônia. Seque todo o líquido remanescente com um pano macio, de preferência, com camurça.
Remova gordura e espuma 
         Para se livrar daquelas terríveis formações de gordura e espu- ma na pia de porcelana esmaltada, esfregue-a com uma solução de 1 colher de sopa de amônia em 4 litros de água quente. Lave bem ao terminar.
Recupere sapatos brancos 
         Clareie seus tênis ou sapatos brancos encardidos esfregan- do-os com um pano embebido numa solução feita com 50% de amônia e 50% de água.
Testando a Amônia
        Você não sabe se é seguro usar a solução de amônia, ou qualquer outro removedor de manchas, em algum tecido ou material específico? Faça um teste com 1 ou 2 gotas sobre uma parte oculta da roupa ou do objeto. Depois da aplicação, esfregue a área com toalha de pano felpu- do branco para testar a firmeza das cores. Se alguma cor sair na toalha, ou se houver uma mudança perceptível no aspecto do material, experimente outro método.
Retire manchas da roupa 
          A amônia é excelente para limpar roupas. Aqui estão algumas maneiras de usá-la para remover tipos variados de mancha. Não se esqueça de diluir a amônia com pelo menos 50% de água antes de aplicá-la sobre seda, lã ou elastano.
– Elimine manchas de suor, sangue e urina aplicando na área afetada uma so- lução feita com porções iguais de amônia e água antes de lavar a roupa como de costume.
– Remova a maioria das manchas não-gordurosas fazendo uma solução de par- tes iguais de amônia, água e detergente. Ponha o líquido num borrifador, agite bem e aplique diretamente sobre a mancha. Deixe agir durante 2 ou 3 minutos, depois lave.
– Para apagar marcas de lápis das roupas, use algumas gotas de amônia con- centrada e depois lave. Se não funcionar, ponha um pouco de sabão em pó sobre a mancha e lave novamente.
– Remova manchas de tinta das roupas que já foram lavadas impregnando-as diversas vezes com uma solução feita de 50% de amônia e 50% de aguarrás; depois leve-as à máquina.