Limpe o forno
Eis uma maneira bem fácil de limpar o forno elétrico: primeiro ligue o forno, deixe-o aquecer a 65°C, então desligue-o. Ponha uma pequena tigela contendo 1⁄2 xícara de amônia na prateleira superior e uma panela grande com água fervente na prateleira inferior. Feche o forno e deixe de um dia para o outro. Na manhã seguinte, retire a tigela e a panela e abra o forno para arejar. Depois, limpe-o usando amônia e algumas gotas de detergente diluídas em 1 litro de água morna. Mesmo antigas gorduras queimadas deverão sair de ime- diato. Cuidado: só use este método de limpeza com forno a gás se o piloto estiver desligado e os canos gerais de gás se encontrarem fechados.
ATENÇÃO! Nunca misture amônia com alvejante ou qualquer outro produ- to que contenha cloro. A combinação gera vapores tóxicos potencialmente fatais. Trabalhe em local ventilado e não inale os vapores. Use luvas de borracha e evite derramar amônia na pele ou nos olhos. Guarde sempre a amônia longe do alcance de crianças.
Remova a sujeira das grades do forno
Elimine a sujeira das grades do forno dis- pondo-as sobre uma toalha velha, numa pia ou tanque grandes ou numa tina de lavar roupa. Você também pode usar a banheira, embora seja neces- sário limpá-la depois. Encha a tina de água morna e acrescente 1⁄2 xícara de amônia. Deixe as grades de molho durante pelo menos 15 minutos, depois enxágüe bem e seque com um pano.
Você SABIA?
Durante a Idade Média, a amônia era produzida na Europa setentrional por meio do aquecimento de raspas dos chifres de veados. Antes do início da Primeira Guerra Mundial, ela era fabricada principalmente a partir da destilação seca de ve- getais nitrogenados e produtos animais.
Hoje, a maior parte da amônia é feita sinteticamente utilizando-se o processo Ha-ber, no qual os gases hidrogênio e nitrogênio são combinados sob pressão ex- trema e temperatura média muito alta. A técnica foi de- senvolvida por Fritz Haber e Carl Bosch em 1909, e foi utilizada pela primeira vez em larga escala pelos alemães, na Primeira Guerra Mundial essencialmente para a produção de munições.