Acabe com o mofo 
          Tanto o alvejante quanto a amônia são excelentes para eliminar mofo dentro e fora de casa. Entretanto, os dois nunca devem ser usados juntos. O alvejante convém especialmente às seguintes tarefas:
– Elimine o mofo de tecidos laváveis. Molhe a área mofada e esfregue com sabão em pó. Depois, lave a roupa à temperatura de água mais quente permitida pelo fabricante, usando 1⁄2 xícara de alvejante à base de cloro. Se a roupa não puder ser lavada com água quente e alvejante, deixe-a de molho numa solução de 1⁄4 de xícara de alvejante oxigenado (que seja indicado para todos os tipos de tecido ou contenha perborato) em 4 litros de água morna, durante 30 minutos antes de lavar.
– Remova o mofo da massa branca entre os azulejos do banheiro. Misture iguais de alvejante à base de cloro e água num borrifador e jogue a solução sobre a massa branca. Deixe agir por 15 minutos, em seguida esfregue com escova de cerdas duras e lave. Você também pode fazer isso para branquear a massa. 
– Tire o mofo das cortinas do chuveiro. Lave-as com algumas toalhas de banho (para impedir que as cortinas de plástico amarrotem) em água quente com 1⁄2 xícara de alvejante à base de cloro e 4 de xícara de sabão em pó. Deixe a água correr durante alguns minutos antes de você começar a carregar a máquina. Depois, mantenha as cortinas e toalhas na secadora à menor temperatura possível durante 10 minutos, e pendure-as em seguida para terminar de secar.
– Tire o mofo do tapete de borracha do chuveiro. Deixe-o de molho numa solução de de xícara de alvejante à base de cloro com 4 litros de água durante 3 a 4 horas. Lave bem.
– Remova o mofo e outras manchas de estuque, laje de pedras e cimento sem tinta. Faça uma solução com 1 xícara de alvejante à base de cloro e 7,5 litros de água. Esfregue vigorosamente com escova de cerdas duras e lave. Se sobrar alguma mancha, esfregue novamente usando 1⁄2 xícara de carbonato de sódio dissolvida em 7,5 litros de água morna.
– Remova o mofo de superfícies pintadas. Faça uma solução com 4 de xícara de alvejante à base de cloro e 2 xícaras de água e aplique-a com escova sobre as áreas mofadas. Deixe a solução agir por 15 minutos, depois lave. Repita se necessário.
Limpe tábuas de cortar e bancadas 
           Nem pense em usar lustra-móveis ou qualquer outro produto de limpeza doméstica para limpar tábuas de cortar ou bancadas. Em vez disso, esfregue a superfície com escova embebida em solução de 1 co- lher de chá de alvejante diluída em 2 litros de água. Esfregue em pequenos círculos e tenha cuidado para não saturar a madeira. Limpe com toalha de på- pel levemente umedecida, depois seque imediatamente com um pano limpo.
ATENÇÃO! Nunca misture alvejante com amônia, lixívia, removedores de ferrugem, limpa-forno ou limpadores de latrina, nem vinagre. Qualquer combinação dessas pode gerar vapores tóxicos de cloro, potencialmente fatais. Algumas pessoas são sensiveis até ao vapor do próprio alvejante concentrado. Certifique-se sempre de que haja ventilação adequada antes de começar o trabalho.
 
Esterilize artigos de segunda mão 
        Você se lembra da sua mãe dizendo “Ponha esse troço no chão, você não sabe onde ele estava”? Ela tinha razão, principalmente quando se trata de brinquedos ou utensílios de cozinha comprados em bazares de produtos usados. Para se prevenir, pegue os objetos de segunda mão que possam ser lavados e deixe-os de molho por 5 a 10 minutos numa solução contendo 1 xícara de alvejante, algumas gotas de detergente anti-bactéria e 4 litros de água morna. Lave bem, depois deixe secar, de preferência à luz do sol.
Dê brilho à louça de vidro 
        Devolva o brilho de pratos e copos adicionando 1 colher de chá de alvejante ao detergente, quando lavar a louça. Enxágüe bem e seque com um pano macio.
Renove a porcelana branca 
        Você quer que os vasos, os castiçais e a pia de porcelana branca pareçam novos? Em área bem ventilada, numa superficie de trabalho protegida por plástico grosso, disponha várias toalhas de papel sobre o objeto (ou no fundo da pia), embebendo-as cuidadosamente de alvejante concentrado. Deixe agir por 15 a 30 minutos, lave e seque com toalha limpa. Aviso não tente fazer isso com antigüidades, pois você poderá reduzir o valor das peças ou provocar danos. E jamais use alvejante em porcelanas pintadas, porque a cor írá se desvanecer.
Faça spray desinfetante caseiro 
         Você gostaria de ter um desinfetante eficaz pau para toda obra? Misture 1 colher de sopa de alvejante em 4 litros de água quente. Encha um borrifador limpo e use-o sobre uma toalha de papel para limpar bancadas, toalhas de mesa, mobília do jardim ou o que mais for necessário. Só não use a solução em vestígios de amónia ou outros produtos de limpeza doméstica.
ATENÇÃO! Algumas pessoas não usam alvejante na limpeza do banheiro, temendo que a amonia remanescente da urina, principalmente em famílias com crianças pequenas, possa resultar em vapores tóxicos. A menos que você tenha certeza de que esse não é o caso, é melhor usar amónia para essa tarefa.
Desinfete latas de lixo 
          Mesmo as melhores donas de casa devem encarar umas latas de lixo bem nojentas de vez em quando. Nessas ocasiões, leve a lata para fora de casa e retire todos os resíduos soltos com um jato de mangueira. Depois ponha de 1⁄2 a 1 xícara de alvejante e algumas gotas de detergente em 4 litros de água morna. Use a escova de vaso sanitário ou alguma outra escova de cabo comprido para molhar e esfregar a solução no fundo e nas laterais da lata. Esvazie-a, depois lave-a com a mangueira. Esvazie-a novamente e deixe-a secar ao ar livre.
Dé mais longevidade ás flores colhidas 
           As flores recém colhidas permanecerão frescas por mais tempo se você adicionar 1 colher de chá de alvejante por litro de água do vaso. Outra receita popular requer 3 gotas de alvejante e 1 colher de chá de açúcar em 1 litro de água. Isso também impedirá que a água fique turva e inibirá a proliferação de bactérias.
Limpe a mobília do jardim 
           A mobília de plástico do jardim está encardida? Antes de se livrar dela, experimente lavá-la com algum detergente suave misturado a xícara de alvejante em 4 litros de água. Lave bem e deixe secar.
Elimine as ervas daninhas 
          As ervas daninhas parecem brotar nas frestas da passagem do seu jardim? Experimente jogar nelas um pouco de alvejante concentrado. Depois de 1 ou 2 dias, bastará puxá-las, e o alvejante ainda impedirá que retornem. Só tenha cuidado para não entornar alvejante na grama ou nas plan- tas que margeiam a passagem.
Livre-se dos musgos
         Para remover o lodo escorregadio e feio das passagens de pedra, concreto ou tijolo do seu jardim, esfregue-as com uma solução de 4 de xícara de alvejante em 4 litros de água. Tenha cuidado para não entornar alvejante na grama ou nas plantas ornamentais.
Desinfete instrumentos de jardinagem 
         Você cortou aquela haste doente da roseira com a podadeira. Se não quiser espalhar a doença na próxima vez em que usar o instrumento, experimente esterilizá-lo lavando-o com 1/2 xícara de alvejante em 1 litro de água. Deixe o instrumento secar ao sol, depois pingue nele algu mas gotas de óleo para evitar a ferrugem.