Lustre talheres com mais facilidade 
         Você se lembra do seu pai ou do seu avô tirando fotografias da mesa de jantar lindamente posta para a ceia de fim de ano? O brilho dos talheres era um detalhe que ajudava a compor toda aquela beleza. Para deixar seus talheres belos assim, passe um pedaço de barbante no polidor de metais e use-o para alcançar aqueles cantinhos de difícil acesso entre os dentes dos garfos.
Regue as plantas 
          Manter as plantas com suprimento deágua enquanto fazemos uma viagem curta é mais fácil do que se imagina. Encha um recipiente grande com água e coloque-o ao lado dos vasos de plantas. Corte pedaços de barbante compridos o bastante para sair do fundo do recipiente e chegar a alguns centímetros de profundidade da terra dos vasos. Molhe bem osbarbantes e ponha-os em posição. Quando a terra começar a secar, a ação capilar levará água do recipiente aos vasos, por meio do barbante.
Interrompa o barulho de goteira 
          Se o “plim… plim… plim” daquela torneira gotejante está tirando seu sono, há uma maneira de silenciá-la enquanto o encanador não chega. Amarre um pedaço de barbante na torneira, com uma das pontas situada no local exato onde a água está gotejando e a outra pendendo até o fundo da pia. As gotas de água atravessarão o barbante em silêncio, em vez de levar você à loucura.
Use como orientação para linha reta 
         Podar cerca viva comprida em linha reta pode ser uma façanha quase impossível se você não tiver alguma orientação visual. Finque duas estacas no chão, uma a cada lado da cerca. Meça a altura almejada para a sebe e depois prenda o barbante entre as duas estacas, amarrando-o acada uma exatamente na mesma altura. Ao cortar asfolhas, não vá além do barbante. O topo da cerca ficará reto como o horizonte.
Faça um rápido abridor de embrulhos 
          Na próxima vez que você preparar um embrulho para mandar pelo correio, reservealguns segundos para deixá-lo mais fácil de abrir para o destinatário. Disponha um pedaço de barbante ao longo dos pontos de junção do papel, antes de passar a fita adesiva, deixando um pedacinho sobressalente em uma das pontas. Assim, o destinatário só precisará puxar o barbante para cortar a fita, sem recorrer a lâminas afiadas que poderiam danificar um conteúdo delicado. Faça o mesmo ao empacotar caixas quando você estiver de mudança.
Delimite espaços na horta
        Quando você fizer uma horta nova, estenda barbantes brancos no chão para delimitar trilhas e canteiros. Da janela do andar superior da casa ou de algum outro ponto elevado de observação, você saberá dizer num relance se as margens se encontram retas e se a disposição está certa.
Meça objetos irregulares 
        A fita métrica é o instrumento ideal para medir objetos de forma irregular, mas você talvez não disponha dela, se não costura. Assim, enrole um pedaço de barbante no objeto e depois confronte-o à régua para saber a medida desejada.
Plante fileiras retas 
        É mais difícil do que parece fazer fileiras retas à mão livre na horta. Use o barbante de duas maneiras para enfileirar as plantas: Para plantar sementes pesadas como feijão, finque uma estaca a cada lado da fileira e amarre um barbante entre elas para orientação. Para plantar dezenas de sementes leves num piscar de olhos, corte o barbante do tamanho da fileira, molhe-o bastante e jogue as sementes diretamente sobre ele. A umidade fará as sementes grudarem no barbante até posto no sulco preparado. Cubra-o com terra, e pronto!
Evite que as portas batam 
         Aquela porta que não pára de bater está dando nos seus nervos? Aqui estão duas idéias para controlar com barbante a maneira como a porta se fecha: Um pedaço de barbante amarrado aos dois lados da maçaneta, passando pela lateral da porta, apresenta o atrito necessário para retardá-la e impedi-la de bater com estrondo. Use um cordão ligeiramente mais grosso da mesma maneira, para manter aberta a porta que se tranca automaticamente, ou para se certificar de que animais domésticos não fiquem presos num cômodo da casa.